segunda-feira, 11 de julho de 2011

Gestalt-terapia

Nascida no início da década de 50 a Gestalt-terapia surgiu enquanto uma proposta clínica, oferecendo uma integrada dos fenômenos do Universo, ou seja, uma visão holística da realidade.

Esta visão holística da Gestalt-terapia envolve compreender o homem, a natureza, o planeta, casa ser vivo, cada objeto ou fenômeno do Universo enquanto uma totalidade, ou seja, enquanto uma unidade indivisível, um todo que é muito maior que a soma de suas partes, pois só pode ser compreendido pelas interações entre as partes que o compõem.

A Gestalt-terapia compreende, então, o homem enquanto uma totalidade, ou seja, um sistema integrado e organizado, uma unidade indivisível corpo/mente, onde não há separação entre as partes que o compõem, mas sim uma integração, correlação, organização e interdependência.

Dessa forma, não há no homem separação entre o seu sentir, o seu pensar e o seu agir. Sua mente, seu corpo e suas manifestações são partes de um todo, ou seja, são formas diferentes de expressão daquele ser humano e estão, portanto, integrados e contribuindo para a configuração desse todo. Assim, se algo muda em qualquer uma das suas partes, seja um aspecto emocional, mental, físico ou espiritual, o todo é reconfigurado, surge uma nova organização, uma nova gestalt.

Essa visão holística aponta também para uma compreensão do homem enquanto parte de uma totalidade mais ampla e mais complexa, que representa o contexto no qual ele está inserdo. Considerando, então, o homem enquanto ser-no-mundo, um ser de relação, procura focalizar a totalidade da relação que o indivíduo estabelece com o seu meio.

Esta  relação indivíduo- meio é compreendida na Gestalt-terapia a  partir de noções de singularidade, de liberdade, de responsabilidade e a partir da creça no potencial criativo do homem, no seu poder de recuperação e de transformação, na sua capacidade de se contruir e reconstruir na sua relação com o mundo, sem considerar, contudo, os limites, as dores. os conflitos, as contradições, que essa construção pode envolver.

O método que o gestalt-terapeuta se utiliza para abordar a experiência humana implicaem compreender o indivíduo como um ser uno, considerando então, não somente o seu discurso, o seu corpo ouo seu comportamento, mas todas as manifestações de suas dimensões sensoriais, afetivas, intelectuais, corporais, sociais e espirituais, visando alcançar a totalidade e a singularidade da relação do cliente consigo mesmo e com o mundo, visando alcançar o verdadeiro sentido do seu viver.

Assim o gestalt-terapeuta vai ao encontro da realidade do cliente investigando as suas experiências da forma como elas acontecem e se processam. No entanto. o sentido dessa realção do cliente com o seu meio será dado pelo próprio cliente; o terapeuta é apenas um facilitador nesse processo de investigação, de compreensão deste sentido.

Um comentário:

  1. muito bom, Lari! Vai continuar escrevendo mesmo depois das férias??? Acho que deveria!!! Ah, e pq em minha homenagem??? Adorei, anyway! Já tô com saudades, boas férias!!

    ResponderExcluir